Cultura e Agilidade: Compartilhando duas vezes a minha dissertação

Recentemente recebi um convite para publicar a minha dissertação de mestrado "Cultura Organizacional e Adoção de Práticas Ágeis" de uma certa "Novas Edições Acadêmicas". Devo admitir - para a minha vergonha - que me deixei levar pelo meu ego e me empolguei com a ideia, mesmo sabendo que meu trabalho não era exatamente um marco do assunto no mundo acadêmico.

Graças aos meus antigos professores, me motivei a pesquisar um pouco mais sobre essa generosa oferta antes de responder. O que acontece é que essa "Novas Edições Acadêmicas" é a representação no Brasil da OmniScriptum GmbH  & Co. KG, uma editora alemã. Pelo que eu entendi pesquisando sobre esta empresa, na Alemanha, para um aluno completar um mestrado, ele tem que ter o seu trabalho publicado, assim se criou um nicho para empresas como a OmniScriptum, que não cobram para publicar trabalhos (mas também não pagam os autores). O modelo de negócio consiste em conseguir direitos sobre estes trabalhos acadêmicos e vende livros que são gerados sob demanda.

Aparentemente eles resolveram expandir este modelo para outros países e fazem buscas semi automáticas por artigos com palavras chave interessantes e abordam os autores. O problema é que no Brasil, não existe esta obrigatoriedade de publicar e eu estaria cedendo meus direitos de autor (e tornando o resultado do meu trabalho acadêmico mais "fechado" sem ganhar nada em troca.

Ao menos isso me motivou a fazer algo que já devia ter feito a tempo: compartilhar o texto final da minha dissertação. Ele na verdade já está disponível no Lume da UFRGS como Creative Commons, mas resolvi publicar uma segunda vez aqui para não deixar dúvidas.

Sobre o trabalho

O trabalho tinha por objetivo identificar dimensões culturais interessantes, gerar uma lista de práticas (observáveis) que melhor representassem os princípios (não observáveis) e medir a adoção das práticas. Apesar de não ter me dado conta na época que escrevi, creio que estava buscando mapear a aderência dos valores expressos (práticas) em relação aos pressupostos básicos (cultura).

Entre as descobertas mais interessantes, destaco algumas:

Não sei se isso é tão importante para o resto do mundo quanto foi para mim, mas certamente me ajudou a entender melhor quando e por que ágil "funciona". Se quiser saber um pouco mais, pode baixar o trabalho aqui.